Desenhar - Interpretar e simular a realidade com criatividade

 

 

O desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais diferindo, porém, da pintura  e da gravura. Neste sentido, o desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artístico. No primeiro caso, refere-se ao processo pelo qual uma superficie é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta (em geral, um lápis, caneta ou pincel) e movendo-a, de forma a surgirem pontos, linhas e formas  planas. O resultado deste processo (a imagem obtida), portanto, também pode ser chamada de desenho. Desta forma, um desenho manifesta-se essencialmente como uma  composição bidimensional formada por linhas, pontos e formas.O desenho envolve uma atitude do desenhista (o que poderia ser chamado de desígnio) em relação à realidade: o desenhista pode desejar imitar a sua realidade sensível, transformá-la ou criar uma nova realidade com as características próprias da bidimensionalidade  ou, como no caso do desenho de perspectiva, a tridimensionalidade. Os trabalhos apresentados nesta página foram realizados pelos alunos 11º F de Desenho da Escola Secundária de Bocage no ano letivo de 2011-2012

 

Desenho A - 11ºAno 

Programa

Planificação

Gestão Curricular

Critérios de avaliação

Lista de Material 

 

Conteúdos / Temas

Visão - Precepção visual - Teoria da Gestalt

Transformação dos estímulos em perceções

O papel dos órgãos sensoriais: os olhos e a recolha da informação visual

O papel do cérebro: interpretação da informação e construção de perceções

 

 Materiais de Desenho   

Suportes: papéis e outras matérias, propriedades do papel(espessuras, texturas, cores), formatos, normalizações, modos de conservação e reciclagem; suportes virtuais

Meios atuantes: riscadores (grafite, ceras, pastéis e afins),aquosos (aguada, têmperas, aparos e afins) e seus formatos (graus de dureza, espessuras e modos de conservação)

Infografia: tipos de ficheiro gráfico, graus de compressão, número de cores, codificação da cor, captura de imagem, alteração de dimensão em pontos de ecrã.

 

Procedimentos

Técnicas

Modos de registo

Traço: natureza e carácter (intensidade, incisão, texturização, espessura, gradação, amplitude mínima e máxima do movimento, gestualidade)

Mancha: natureza e carácter (forma, textura, densidade, transparência, cor, tom, gradação)

Misto: combinações entre traço e mancha e experimentação de novos modos (colagem e outros)

 

Ensaios

Processos de análise

Estudo de formas:

- Estruturação e apontamento (esboço)

- Estudo de formas naturais (de grande e de pequena escala)

- Estudo de formas artificiais (objetos artesanais e objetos industriais)

- Estudo de objetos e contextos com apontamento das convergências perspéticas

- Estudo de contextos e ambientes (espaços interiores e exteriores, paisagem urbana e natural)

- Estudo do corpo humano (introdução à anatomia e cânones)

 

Sintaxe

Domínios da linguagem plástica

Forma

Plano e superfície

- Estruturas implícitas e estruturas explícitas

- Formas modulares

- Modulação do plano e retículas

 

Cor

Natureza química da cor

- Cor e pigmentos: comportamento dos pigmentos, absorção e reflexão seletivas

Misturas de cor

- Mistura aditiva: cores primárias, cores secundárias ecores terciárias, cores complementares

- Mistura subtrativa: cores primárias, cores secundárias e cores terciárias, cores complementares

- Mistura ótica de cores

 

Espaço e volume

Organização da profundidade

- Perspetiva à mão levantada

- Perspetiva atmosférica

Organização da tridimensionalidade

- Objeto: massa e volume

- Escala: formato, variação de tamanho, proporção

- Altura: posição no campo visual

- Matéria: transparência, opacidade, sobreposição, interposição

- Luz: claridade, sombras (própria e projetada), claro-escuro

- Configuração: aberto, fechado, convexidade, concavidade

- Textura

 

Fichas de trabalho

Perpectiva cónica

Perspectiva axonométrica

Pintura gestual

Cor

Estruturas

Colagem 

Figura humana 

Processos de análise e de síntese

 

Recursos didáticos

Ilustração

O corpo humano

Representação grafica da figura humana

Desenho anatómico - mão

Desenho antómico - pé

Processos de simplificação

Nivelamento e acentuação 

Distorção e anamorfose

Rotação 

Ampliação

Sobreposição

Expressão e movimento

Armonia e contraste cromático 

Teoria da Cor 

Movimento e ritmo  - Prof Ana Rocha 

Pasteis de óleo

Aguarelas

Riscadores secos sanguinea sépia e pedra negra

Lápis de cor

Lápis de grafite

Aparos e canetas caligráficas

 

Materiais e técnicas de expressão

VIDEOS DEMONSTRATIVOS

Técnicas de desenho

Grafite

 Lápis de cor  

 Carvão 

Sanguinea

 

Técnicas de pintura

Aguarela

Pastel de óleo

Pastel seco

Tinta da china

 

Videos dos trabalhos realizados em cada periodo letivo 

Pintura Gestual

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Desenho de objetos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Perspetiva cónica

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Perspetiva axonométrica

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Aguarela

<< 4 | 5 | 6 | 7 | 8

Desenho com pastel de óleo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Pintura com pastel de óleo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Pastel seco

1 | 2 | 3 | 4 >>

Corpo humano

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Rosto

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Estruturas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Representação de formas naturais

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Simplificação por nivelamento

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Simplificação por acentuação

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Composição com formas naturais

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>